Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

terça-feira, 5 de julho de 2011

Escola promove a música como linguagem universal em São Gonçalo

Vários estilos musicais envolveram os alunos da escola, valorizando o lúdico e o desenvolvimento pessoal
Foto: divulgação
 MPB, Hip Hop, Forró e Gospel. Não importa o estilo o gênero, a alma da pedagogia é promover a música. Esse é o espírito da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria do Socorro Gouveia que realizou de março a junho passado a 3ª edição do Projeto Musicalizando: a música como linguagem universal.

De acordo com os organizadores, o propósito foi envolver os estudantes no espírito de que a música fosse assimilada como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promovendo o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico. O evento de encerramento do projeto aconteceu na manhã da sexta-feira passada.

Inovação
A diretora  Geórgia Maria Lopes explica que o projeto se trata de uma proposta pedagógica inovadora, desenvolvida pelos professores, alunos e Grupo Gestor da escola, com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, e teve como objetivo incentivar os estudantes e toda a comunidade escolar à pesquisa, integração e a socialização, bem como proporcionar aos jovens e adolescentes a oportunidade de investigar, conhecer, apreciar e difundir a música e a poesia do Brasil, do Ceará e do nosso município", explica a diretora Geórgia Maria Lopes.

O projeto visou também antecipar o cumprimento da lei 11.769 de agosto de 2008, que torna a Música, disciplina obrigatória em todas as escolas de Educação Básica. Segundo estudos realizados por pesquisadores alemães, pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho musical, bem como aos que estudaram as notas musicais e as divisões rítmicas, obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo de Matemática. Durante os quatro meses do Projeto, a instituição promoveu pesquisas, oficinas e encontro de estudantes.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário