Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Grupo de Artes Cínicas traz de volta a Fortaleza a peça Papoula

Foto: Divulgação

Depois de um giro pelo interior do Estado, a peça Papoula  volta a se apresentar em Fortaleza,  no CCBNB, na Rua Floriano Peixoto, Fortaleza nos dias 7 e 8, fazendo sessões às 15h e 18h30min. Papoula é a terceira montagem da Cia. Artes Cínicas de Teatro, sediada em Tauá, cidade do Sertão dos Inhamuns, e consiste em uma comédia que se vale do exagero das novelas mexicanas. Como nos folhetins mexicanos, apresenta personagens típicos, claramente definidos entre bons e maus, ou seja, sem qualquer eleição trágica.
Assim, em seu enredo encontramos a mocinha pobre e ingênua (Papoula), o galã rico (Josantônio Cláudio), sua noiva-vilã (Sabrina Peixoto), a empregada bisbilhoteira (Carmela Carmem), uma pessoa misteriosa (Maria Preá) e os pais ricos e sorridentes do mocinho (Antônio José e Josefa Antônia).
O grupo compôs uma sonoplastia que mescla três tendências: a utilização de músicas espanholas conhecidas; a gravação de falas das personagens para demonstrar seus pensamentos; e a inclusão do que se denominou de músicas de efeitos para intervir nos momentos mais dramáticos, como forma de exaltação das emoções das personagens.
O texto de Yuri Yamamoto e Rogério Mesquita, escrito  e montado no ano de 2001 pelo Grupo Bagaceira de Teatro, traz, sob a direção de Gilmar Costa, uma roupagem cênica que dialoga comédia com melodrama, com o objetivo de fazer o público rir, identificando-se com as personagens.
Circulando pelo Estado desde fevereiro do ano passado, o espetáculo já passou por alguns dos principais festivais de artes cênicas do Estado, como o V Festival dos Inhamuns - Circo, Bonecos e Artes de Rua (Arneiroz), XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, no Maciço de Baturité, e XXI Festival de Teatro de Acopiara, tendo realizado duas temporadas no Theatro José de Alencar, em Fortaleza, e duas no Cine Teatro do Parque da Cidade, em Tauá, passando, ainda, pelo Teatro da Ribeira dos Icós, em comemoração alusiva ao Mês do Teatro e do Circo neste ano.
Em outubro do ano passado, a montagem se apresentou no CCBNB Cariri, no Programa Ensaio Aberto, o que possibilitou a maturação das ideias e construção das personagens, uma vez que foi possível discutir junto a artistas e ao público presente as bases de direção, interpretação, cenografia, sonoplastia, maquiagem e demais ítens que compõem um espetáculo teatral.
Para maiores informações, acessar: www.artescinicasdeteatro.com ou ligar para (88) 9915-8406.

Nenhum comentário:

Postar um comentário